Zeca é eleito presidente do PTMS para dois anos

O ex-governador e deputado federal, José Orcírio Miranda do Santos, o Zeca do PT, foi eleito na tarde desse sábado, 6, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul. Ele assumirá o lugar do ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi, que deixa o comando depois de um ano meio. Zeca recebeu a maioria dos votos dos delegados e delegadas na etapa estadual do 6º Congresso do PT “Marisa Letícia Lula da Silva”, ocorrido na sede da Fetems, em Campo Grande.

Zeca do PT recebeu o apoio da chapa do atual presidente do PT e de mais chapas, representadas pelos deputados estaduais Cabo Almi, João Grandão e Amarildo Cruz. Ele disputou com o candidato da chapa Esperança é Vermelha, da tendência Articulação de Esquerda, Humberto Amaducci.

WhatsApp Image 2017-05-06 at 15.58.17 (2)

Ao fazer a defesa do nome de Zeca para presidente do partido, Biffi disse que a unidade encontrada durante o Congresso Estadual era algo que ele sempre buscou durante o pouco mais de ano e meio que permaneceu no comando da legenda. “Tenho certo que o Zeca vai ter mais sucesso que eu nesta unidade daqui pra frente. Apesar de nossas divergências pessoais, minha defesa se dá pelo fortalecimento da política partidária e os pontos que nos une na luta por uma sociedade justa e igual”, observou.

WhatsApp Image 2017-05-06 at 19.35.57 (2)

O presidente eleito apresentou um discurso conciliador antes e depois da votação. “O primeiro passo é a gente juntar o PT, reconhecer os erros, os excessos, pedir perdão e reconciliar com as pessoas e os grupos internos, que é muito importante para o partido. A partir daí construir um projeto reconhecendo que, o vendaval que tentou varrer o PT do Brasil passou.”

Para Zeca, apesar de diminuído o PT se manteve de pé e começa a crescer de novo, com a expectativa em relação ao novo governo de Lula. “Nosso papel no Estado é preparar essa militância para servir de apoio, como exército e ser fomentador desse projeto, que seja capaz de resgatar o estado de bem-estar social, com a construção da cidadania e a dignidade do povo brasileiro”, declarou ele.

WhatsApp Image 2017-05-06 at 16.21.08 (4)

Diretório Estadual – Para o Diretório Estadual do partido foram inscritas duas chapas, a Esperança é Vermelha, da tendência Articulação de Esquerda, com do apoio do mandato do deputado Pedro Kemp, conseguiu 45 votos; e a Unidade para Vencer, formada pela união das demais chapas que disputaram as eleições no último dia 9 de abril, obteve 180 votos para apresentar os nomes dos novos dirigentes da legenda, obedecendo a proporcionalidade do resultado da plenária.

WhatsApp Image 2017-05-06 at 10.07.36 (1)

A vencedora conseguiu unir os mandatos dos demais parlamentares petistas e o grupo do atual presidente estadual. Ao todo, cinco chapas (Construindo um Novo Brasil com Lula 2018, coordenada pelos mandatos dos deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet, ambos da força Construindo um Novo Brasil; Democratizar para Reconstruir, coordenada pelo mandato do deputado estadual João Grandão, da corrente Democracia Socialista; Esquerda Viva, comandada pelo mandato do deputado estadual Amarildo Cruz; Movimento Popular Socialista (MPS), coordenada pelo ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi, atual presidente do PTMS, o presidente da Fetems, Roberto Botarelli, ambos da corrente Movimento PT; e pela secretária de Finanças do partido, Kelly Cristina da Costa, que representa a tendência Construindo um Novo Brasil – Seguindo em Frente; e a PT da Base, coordenada pelo mandato do deputado estadual Cabo Almi, independente), formaram a Unidade para Vencer.

WhatsApp Image 2017-05-06 at 19.35.55 (4)

Zeca do PT assume o PTMS para um mandato de dois anos e com apoio da grande maioria do Diretório Estadual. O grande desafio é construir o projeto eleitoral para 2018 para eleger Lula presidente e um governador do campo democrático popular, por meio de uma ampla aliança com os partidos PDT, PCdoB, PSB, e outros partidos. Ele disse ainda que só vai decidir sua candidatura, se ao Senado ou ao Governo, após uma conversa com o ex-presidente Lula. Mas já descartou ser candidato a deputado federal.

WhatsApp Image 2017-05-06 at 16.56.14