João Grandão faz apelo para prefeitura dialogar com aldeias indígenas de Aquidauana

O deputado João Grandão fez apelo nesta quinta-feira (1), durante uso da tribuna na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), para que a Prefeitura de Aquidauana dialogue com as comunidades indígenas do município, em relação à nomeação de diretores para as escolas públicas instaladas nas aldeias.

“Estive recentemente nas aldeias da região de Aquidauana e conversei com as pessoas. Ouvi os caciques e faço um apelo para que seja retomado o diálogo com o prefeito de Aquidauana [Odilon Ribeiro – PSDB]. É necessário um amplo debate”, disse o deputado, mencionando a visita às aldeias da Terra Indígena Taunay Ipegue, na quarta-feira (28), para prestar contas atuação do mandato em defesa do índio.

De acordo com lideranças, o prefeito nomeou diretores para as escolas municipais indígenas Polo General Rondon e Feliciano Pio, localizadas nas aldeias Bananal e Ipegue, respectivamente, sem consultar as comunidades. “Reunimos todas as demandas e agora vamos encaminhá-las às autoridades e, nesse sentido, é importante que os índios sejam respeitados em tudo o que necessitam”, enfatizou o deputado. Para ele, as famílias estão sendo submetidas a condições sub-humanas de sobrevivência.

Conforme relatos de caciques foram realizados protestos contra a decisão, mas até o momento o município não teria se disposto a discutir a situação. Para as lideranças, a decisão representa um desrespeito a toda a comunidade indígena.