Após pedido de João Grandão, Festa do Leite em Caarapó entra no calendário oficial de MS

A Festa do Leite de Caarapó, realizada no dia 24 de julho, passa a integrar oficialmente o Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. O projeto de lei 219/2017, de autoria do deputado João Grandão (PT), que solicitava a instituição da data, foi aprovado nesta quinta-feira (9).

O parlamentar é vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Casa de Leis.

A festa é realizada há 14 anos em 24 de julho, em homenagem ao dia mundial do leite. A comemoração em Caarapó também faz referência a importante produção leiteira no município, que representa a terceira principal economia do de Caarapó – cidade localizada a 279 quilômetros de Campo Grande.

“Tudo começou com a associação local, que reuniu 14 produtores e depois se aliou à Exposição Agropecuária da Cidade, acrescentando o julgamento de raças em três categorias. É uma festa importante para nosso Estado e fomenta a produção local”, explicou Grandão.

Na programação há premiações e troféus nos concursos do gado leiteiro, balde cheio e de julgamento de raças. Outra competição tradicional da Festa do Leite é o concurso do leite de metro, no qual o participante que toma em menor tempo um metro de leite na tulipa é o vencedor.

A diversão comemora o bom desempenho da cidade na produção leiteira.   Atualmente, o município produz, em média, 300 litros de leite por dia, que são distribuídos em diversos laticínios do Mato Grosso do Sul e também no Paraná.